O crescente número de adeptos aos mais variados meios de comunicação virtual é, sem dúvida notório. Um bom exemplo dessa comunicação são os weblogs, com pouco tempo de "vida", essa forma de receber, dividir e produzir conhecimento online, com a participação e a interação entre as pessoas têm se difundido consideravelmente. O acesso gratuito, e a facilidade de manuseio das ferramentas, faz com que seja uma ferramenta de trabalho, individual ou em grupo, onde se "trabalha" sobre determinado assunto, se reúnem várias informações sobre ele, se pesquisa, argumenta e documenta. Em projetos de aprendizagem, acabam se tornando ferramenta de aprendizado, do assunto trabalhado e tecnologia utilizada, sendo usados como produtores de conhecimento e ferramenta de avaliação.
Conforme o texto 8, o acesso á tecnologia de informação (TIC), não basta, é preciso saber utilizar suas ferramentas, para que só então se obtenha a plena utilização desta ferramenta, e se consiga também, participar de maneira ativa e útil deste novo conceito de conhecimento, provisório e transitório. Não se aprende sozinho, daí a importância da interação com o meio em que se vive, e com "mundos" diferentes, e, é isso essa tecnologia de informação nos permite : trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam e criam produtos, ao mesmo tempo que se desenvolvem.
Relacionando...
A aprendizagem nesses casos deve ser prioridade, o aluno é autor da sua aprendizagem, porém o professor é responsável por instigar nele o interesse e a capacidade de interar-se com os mais diferentes grupos, trocando, buscando e produzindo conhecimento.
Depoimento sobre o desenvolvimento do PA
Há 15 anos