quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Considerações dos textos 7 e 8

O crescente número de adeptos aos mais variados meios de comunicação virtual é, sem dúvida notório. Um bom exemplo dessa comunicação são os weblogs, com pouco tempo de "vida", essa forma de receber, dividir e produzir conhecimento online, com a participação e a interação entre as pessoas têm se difundido consideravelmente. O acesso gratuito, e a facilidade de manuseio das ferramentas, faz com que seja uma ferramenta de trabalho, individual ou em grupo, onde se "trabalha" sobre determinado assunto, se reúnem várias informações sobre ele, se pesquisa, argumenta e documenta. Em projetos de aprendizagem, acabam se tornando ferramenta de aprendizado, do assunto trabalhado e tecnologia utilizada, sendo usados como produtores de conhecimento e ferramenta de avaliação.
Conforme o texto 8, o acesso á tecnologia de informação (TIC), não basta, é preciso saber utilizar suas ferramentas, para que só então se obtenha a plena utilização desta ferramenta, e se consiga também, participar de maneira ativa e útil deste novo conceito de conhecimento, provisório e transitório. Não se aprende sozinho, daí a importância da interação com o meio em que se vive, e com "mundos" diferentes, e, é isso essa tecnologia de informação nos permite : trocas individuais e a constituição de grupos que interagem, pesquisam e criam produtos, ao mesmo tempo que se desenvolvem.

Relacionando...
A aprendizagem nesses casos deve ser prioridade, o aluno é autor da sua aprendizagem, porém o professor é responsável por instigar nele o interesse e a capacidade de interar-se com os mais diferentes grupos, trocando, buscando e produzindo conhecimento.

quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Textos 7 e 8 - minhas considerações e relações entre os textos

A partir do texto 7 , posso destacar que os weblogs - tecnologia para a publicação na internet, são páginas dinâmicas, criáveis e editáveis, que é disponibilizado na rede. Através dos weblogs pode-se construir de forma cooperativa o comhecimento, ficam registradas as informações, os percursos. Os weblogs em projetos educacionais facilita o diálogo, e a expressão entre os participantes do grupo, professores e alunos podem atuar juntos na construção do conhecimento.
Refletindo sobre o texto 8 posso notar que a tecnologia de informação e comunicação está em nosso cotidiano, mas é preciso saber utilizá-la para buscar informações, resolver problemas, compreeder o mundo. Com os TIC, tendo em vista a criação de uma rede de conhecimentos pode-se ter acesso a informação, trocar informações e experiências, assim compreendendo a realidade, desenvolvimento humano, cultural, educacional e social. Com os TIC e a internet é possível navegar, ser comunicativo e criativo. Assim aprender é descobrir significados, criar novas idéias, novos questionamentos, ajudando um ao outro, numa rede de colaboração, onde todos aprendem juntos, é preciso refletir, planejar, estabelecer conexões, desenvolver ações. Pelos TIC pode-se navegar entre informações e fazer ligação com conhecimentos, comunicando-se com o outro para compreender o pensamento dele, assim a educação é um sistema aberto. Nas redes de conhecimento há interação e colaboração, alunos e professores, podem ter trocas individuais e em grupos, onde os membros atuam juntos. O professor deve ajudar o aluno a aprender, aprendizagem deve ser significativa, é preciso motivar o aluno para agir, investigar, problematizar, refletir individualmente e com seu grupo. Com os TIC se tem um ambiente de reflexões, ligando pensamentos, e a avaliação é constante. O professor que atua com os TIC deve ter métodos ativos para a aprendizagem, habilidade para dominar a tecnologia e conhecimento das práticas pedagógicas, para que ele possa transformar aquilo que sabe da prática. Ele também deve ajudar o aluno para que consiga construir o conhecimento, é necessário ter um ambiente com participação, comunicação, troca de idéias entre alunos, para construir novos conhecimentos assim compreedendo o mundo e atuando de forma crítica. O educador deve facilitar, incentivar, desafiar, investigar, ser parceiro dos alunos, para que eles constroem o conhecimento, pela navegação, comunicação, exploração.
Refletindo sobre os textos lidos é possível perceber que os weblogs, páginas que estão na rede, criáveis e editáveis possibilita essa troca de informações, onde os alunos podem construir juntos o conhecimento. A partir deles pode-se atuar no virtual podendo desenvolver o processo de aprendizagem, alunos e professores constroem juntos o conhecimento. Criando redes de conhecimento se tem acesso a informação e fica fácil trocar informações, assim aprendendo com o outro, trocando experiências, os weblogs possibilita construir o conhecimento junto com o outro pois fica fácil ver as idéias do outro na rede, trocando informações e assim aprendendo muito mais.

Textos Lidos (o fenômeno dos weblogs+tecnologia na escola)

O texto nº7 " O Fenômeno dos Weblogs:as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet de Suzana de Souza Gututierrez, nos remete a pensar:
Nos últimos tempos existe um considerado aumento em relação as weblogs. O weblog, faz com que as tuas produções de textos, artigos, mapas, desenhos e etc, estejam postado on-line e cada vez que voce produz mais idéias vão aparecendo, o domínio é rápido das ferramentas, basta tu se interessar. Podemos dizer que a weblog é muito pessoal ou coletivo porque voce pode fazer seus trabalhos e pesquisas, ter suas idéias divulgadas ou do grupo no qual esta produzindo e isto, faz com que os usuários de weblog se remete a se sentir um "jornalista" pelas suas publicações, fica mais real quando existem comentários sobre o que foi produzido. No processo de aprendizagem entre professor e aluno o weblog constrói e desenvolve conhecimentos adquiridos pela parceria entre ambos sem perder as idéias próprias e nem o papel de cada um na educação.



O texto nº8 "Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos" de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, traz dados importantes para nossa formação:
Os dados do IBGE são contraditórios, no que se refere ao analfabetismo. O texto faz um paralelo de como é importante e necessário no processo de aprendizagem na escola, o uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC), no qual é retratada, a visão do professor com o uso do computador como um aliado no processo de aprendizagem. Esta atitude faz com que o desenvolvimento inicia-se individual e passa a ser um grupo, com este processo de aprendizagem o grupo junto ao professor estabelece laços de conhecimento e de coletividade em que todos sabe o seu papel.
O papel do professor neste caso não é só um transmissor de conhecimento, mas sim um construtor do processo de aprendizagem. A criação destes ambientes, faz com que o desenvolvimento do contexto de aprendizagem seja sempre avaliado, pois existe uma interdisciplinalidade de conteúdos a serem trabalhados. O professor que se enxerga nestas redes de conhecimentos, acaba associando domínio de tecnologia com as práticas pedagógicas. A razão disto é para que o aluno consiga chegar num processo de aprendizagem de acordo com o contexto da sociedade.
A escola deve refletir sobre a criação de redes de conhecimentos, não como um passa tempo ou recreação, mas como um processo de aprendizagem interdisciplinar, estabelecendo objetivos pedagógicos para que as atividades não percam o foco do aprender.

Um paralelo entre os textos: posso dizer que ambos tratam da importância do virtual no desenvolvimento no processo de aprendizagem na área da educação, que os professores e os alunos podem sim construir juntos sim redes de conhecimentos sem perder os padrões pré-estabelecidos na nossa sociedade comteporânea. Roberta Cardoso.

terça-feira, 30 de setembro de 2008

Mapa Conceitual 02




Este foi alterado pelo grupo logo após a conversa com a Eliane no presencial, então fizemos algumas modificações. O grupo ainda vai fazer várias outras mudanças porque o projeto esta em construção de aprendizagem.

Mapa Conceitual 01


Este primeiro mapa foi quando estavamos discutindo o projeto pela primeira vez logo após ter recebido a atividade o nome,o que achavamos importante etc.