sábado, 18 de outubro de 2008
Pesquisa
Artigo acadêmico: Perspectivas (virtuais) para a educação
quinta-feira, 16 de outubro de 2008
Texto: Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógicas.
Este texto da Daiana Trein e da Professora Dra. Elaine Schlemmer, me remete a um contexto que não podemos mais fingir que o uso das tecnólogias digitais virtuais emergentes (TDVEs) não fazem parte do cotidiano das práticas pedagógicas. Os processos de ensinar e aprender tem que ter um novo olhar para esta interdisciplinalidade. Este processo de aprendizagem vai sendo construido a partir do que o educando esta aprendendo, não aquilo que esta apenas escutando ou copiando, é novo processo que faz desenvolver procesos de leitura, busca (pesquisa), coletivo(trabalhos de grupo) e etc. O educando sai desta cultura de ensino de que apenas um ouvidor de conhecimento,que não é valorizado e passa ser um administrador de seu conhecimento junto ao educador. E uns dos aliados que estou vivenciando agora é "os blogs", pois me remete a um mundo em que ao mesmo tempo que estou apredendo estou ensinando e várias pessoas no mundo estão podendo interagir com as idéias que estou desenvolvendo no processo de aprendizagem.
Relação - minha construção coletiva do blog com o texto
terça-feira, 14 de outubro de 2008
projeto de aprendizagem
A tecnologia está presente na sociedade, é preciso saber dominar ela atualmente. A chegada do computador, internet na escola, põe um novo desafio aos professores, como integrar as tecnologias na educação? Como utilizá-la e desenvolver uma prática de qualidade?
Se integrar a tecnologia no currículo vai continuar a massificação do ensino, é preciso trabalhar com projetos virtuais que partem do interesse do aluno, onde ele pode explorar no seu ritmo para que o ensino seja de qualidade.
Certezas provisórias
É possível trabalhar com projetos virtuais, e para isso é necessário que o projeto parta do interesse da criança onde ela possa explorar o que deseja no seu ritmo. Mas é necessário ter tecnologia na escola, sem ela não é possível. A escola precisa ter computadores onde cada aluno pode ter acesso á aquilo que deseja conhecer, pode interagir com outros, é importante se formar comunidades virtuais.
Também percebemos que é preciso ter educadores capacitados para lidar com a tecnologia pois os professores que não dominam a tecnologia possuem medo e insegurança para interagir e assim fica dificíl trabalhar; educadores capacitados podem atuar neste novo processo de construção do conhecimento. Os alunos que não interagiram com projetos virtuais precisam ser orientados pelos professores, estimulados para que possam buscar conhecer e conviver com o novo sentindo segurança. O conhecimento deve ser construido de forma cooperativa, o professor deve questionar o aluno, estimular ele para interagir, fazê-lo compreender e pensar para que o ensino seja de qualidade.
Dúvidas temporárias
Já é possível trabalhar com projetos virtuais de 1ª a 4ª série? Como?
O professor está preparado para atuar? Se não está como prepará-lo?
A escola está preparada para integrar as tecnologias na educação? Como deve ocorrer essa mudança?
Os alunos conseguirão dar conta desse novo processo de aprendizagem?
Essa são algumas dúvidas que surgem a respeito do desenvolvimento de projetos virtuais nas escolas.
Objetivos
Temos como objetivo buscar entender se é possível desenvolver projetos virtuais de 1ª a 4ª série. Através das entrevistas com professores e alunos iremos analisar o que eles pensam a respeito do trabalho com projetos virtuais. Queremos compreender se é possível desenvolver projetos virtuais com crianças, se for possível - como fazer este trabalho, e caso não seja analisaremos por quê.
Justificativa
Na sociedade em que vivemos é necessário pensarmos a educação na sua relação com as novas tecnologias, pensar as tecnologias para a educação.
Segundo a autora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, que afirma: "Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso a tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso da TIC com vistas á criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso á informação, troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar á criação de uma sociedade mais justa e igualitária." (ALMEIDA, pg.71)
Assim integrando a tecnologia na educação, trabalhando com projetos virtuais, as crianças estão livres para interagir, trocar idéias com o outro, onde se aprende com o outro. Com o uso da tecnologia, as crianças podem investigar aquilo que possuem curiosidade de conhecer, atuando no seu interesse, isso gera mais vontade de aprender. Trabalhar com projetos virtuais é dar á crianças a oportunidade de investigar aquilo que deseja conhecer, ela irá interagir, trocar idéias, e não só receber informaçõres do professor; o educador irá estimular, auxiliar, orientar para que a criança construa o conhecimento.