sábado, 18 de outubro de 2008

Pesquisa

A partir da primeira entrevista realizada com professor e alunos foi possível notar que o professor por não ter capacitação, não conhecer e nem dominar a tecnologia sente-se muito inseguro, tem medo e dúvidas para atuar e desenvolver um trabalho com seus alunos utilizando a tecnologia, assim evita algo diferente pela sua dificuldade e medo de conviver com o novo. Os alunos também sentem certa insegurança para trabalhar com projetos virtuais por não saberem como irá funcionar, estão acostumados a simplesmente copiar do quadro a matéria, ouvir as explicações do professor.
Também podemos destacar que muitas escolas não possuem computadores, internet, o que dificulta o trabalho. Percebemos que o professor não capacitado sente muita insegurança para desenvolver projetos virtuais e por isso é preciso ter profissionais capacitados para tornar possível o desenvolvimento de projetos virtuais. A escola deve ter acesso a internet, professor capacitado, um auxiliar para ajudar a orientar os alunos, enquanto o professor deve orientar os alunos de como interagir, motivá-lo, questionar ele a partir das informações que buscou para que ele compreenda, construa o conhecimento. A possibilidade de interagir no mundo com a tecnologia para as crianças é algo prazeroso pois é uma atividade diferente.
Conforme diz a teoria Construtivista - Sócio - Interacionista, o aluno é parte de um contexto social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir da interação com os demais. O professor é um mediador do processo de construção do conhecimento que se dá através de interações sociais. O computador passa a ser encarado também como um meio de comunicação e interação entre aprendizes e orientadores. A partir disso pode-se perceber que o aluno deve interagir com os outros, assim trocar idéias, informações, o professor deve questionar, problematizar e o computador é um meio que possibilita essa interação entre os alunos e o professor, e dessa forma trocando idéias com os outros se aprende mais do que só o professor transmitindo informações, e por isso através de projetos virtuais torna-se possível uma aprendizagem de qualidade.

Artigo acadêmico: Perspectivas (virtuais) para a educação

Segundo o autor José Manuel Moran que afirma: "Quanto menor for a criança mais tempo permanecerá junto as outras fisicamente para aprender a conviver, a interagir, a viver em grupo. O acesso virtual nas crianças será complementar. A medida que a criança for crescendo, porém, aumentará também o grau de virtualização audiovisual da aprendizagem. Na fase adulta, a predomínio do audiovisual virtual será muito mais forte."
A partir da leitura do artigo pode-se perceber que a educação será mais complexa porque se sai daquele espaço físico da sala de aula que se está acostumado e vai para espaços virtuais, onde o professor tende a atuar como um mediador, facilitador, mobilizador. Assim todos devem aprender juntos, a inteligência é coletiva, com diversas fontes de informações. A aprendizagem não parte mais da "decoreba" mas sim pela participação em projetos organizados em torno de problemas e que levam a descobertas pelos alunos, novos conhecimentos.
Autor: José Manuel Moran - Coordenador de projetos em Educação online na Faculdade Sumaré -SP.

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Texto: Projetos de aprendizagem no contexto da Web 2.0: possibilidades para a prática pedagógicas.





Este texto da Daiana Trein e da Professora Dra. Elaine Schlemmer, me remete a um contexto que não podemos mais fingir que o uso das tecnólogias digitais virtuais emergentes (TDVEs) não fazem parte do cotidiano das práticas pedagógicas. Os processos de ensinar e aprender tem que ter um novo olhar para esta interdisciplinalidade. Este processo de aprendizagem vai sendo construido a partir do que o educando esta aprendendo, não aquilo que esta apenas escutando ou copiando, é novo processo que faz desenvolver procesos de leitura, busca (pesquisa), coletivo(trabalhos de grupo) e etc. O educando sai desta cultura de ensino de que apenas um ouvidor de conhecimento,que não é valorizado e passa ser um administrador de seu conhecimento junto ao educador. E uns dos aliados que estou vivenciando agora é "os blogs", pois me remete a um mundo em que ao mesmo tempo que estou apredendo estou ensinando e várias pessoas no mundo estão podendo interagir com as idéias que estou desenvolvendo no processo de aprendizagem.


Relação - minha construção coletiva do blog com o texto


Conforme diz o texto, blogs são páginas que estão na web, por meio dos blogs pode-se atualizar idéias entre os usuários, realizar postagens, comentários, comunicando-se, discutindo um assunto estabelecido. Um projeto de aprendizagem deve ser construído de forma coletiva, onde o professor questiona, problematiza as idéias, ajuda o aluno a estabelecer relações; o aluno postando no blog, interagindo, constrói o conhecimento. A web facilita a interação, colaboração, cooperação entre os usuários, é fácil ter acesso a informações, está disponível em forma de texto, através da interação se constrói o conhecimento. A web facilita a realização de projetos virtuais, pode-se estabelecer comunidades virtuais, assim organiza os alunos em grupos de acordo com os interesses. Também pela web é possível pesquisar materias (artigos acadêmicos), utilizá-los no projeto, investigar, e pelo blog se divulga a pesquisa, idéias para todos, professores, alunos, para quem tem acesso, pode-se acompanhar a construção do trabalho, que é coletivo.

Neste P.A. a realização do projeto em grupo que é construído no blog, onde se busca pesquisar determinado assunto, analisar, trabalhar em grupo, alunos constroem juntos o trabalho com o professor orientando. No blog deixo minhas idéias, os colegas do meu grupo e também os outros podem ver minhas postagens, assim é divulgado para todos, eles podem deixar comentários para mim, é uma troca de idéias, informações. Pode-se ver como está sendo a construção dos outros grupos, deixando comentários, assim auxiliando eles e eles também me auxiliando. A construção do blog possibilita deixar suas idéias na web, os outros podem ver, trocando idéias, informações, construção é coletivo, entrando no blog dos outros aprendo com as idéias dos meus colegas, pelas orientações que eles me dão, e também o professor junto orientando, problematizando minhas idéias, ajuda na aprendizagem. Pela web é fácil fazer um trabalho, possibilita pesquisar de maneira rápida, onde busco as informações, artigos acadêmicos, e depois postando minhas idéias no blog, todos podem acompanhar a construção do conhecimento, assim a construção no blog é coletiva. Nessa construção coletiva do blog realizo minhas postagens, idéias, e meus colegas as deles, discutimos sobre nossas idéias e construímos o trabalho coletivamente. Dessa forma aprendo interagindo, não tem só a transmissão de informações do professor, e aprendo com os outros não fico somente com minhas idéias.

terça-feira, 14 de outubro de 2008

projeto de aprendizagem

Problema / tema

É possível desenvolver projetos virtuais de 1ª a 4ª série?
A tecnologia está presente na sociedade, é preciso saber dominar ela atualmente. A chegada do computador, internet na escola, põe um novo desafio aos professores, como integrar as tecnologias na educação? Como utilizá-la e desenvolver uma prática de qualidade?
Se integrar a tecnologia no currículo vai continuar a massificação do ensino, é preciso trabalhar com projetos virtuais que partem do interesse do aluno, onde ele pode explorar no seu ritmo para que o ensino seja de qualidade.


Certezas provisórias

É possível trabalhar com projetos virtuais, e para isso é necessário que o projeto parta do interesse da criança onde ela possa explorar o que deseja no seu ritmo. Mas é necessário ter tecnologia na escola, sem ela não é possível. A escola precisa ter computadores onde cada aluno pode ter acesso á aquilo que deseja conhecer, pode interagir com outros, é importante se formar comunidades virtuais.
Também percebemos que é preciso ter educadores capacitados para lidar com a tecnologia pois os professores que não dominam a tecnologia possuem medo e insegurança para interagir e assim fica dificíl trabalhar; educadores capacitados podem atuar neste novo processo de construção do conhecimento. Os alunos que não interagiram com projetos virtuais precisam ser orientados pelos professores, estimulados para que possam buscar conhecer e conviver com o novo sentindo segurança. O conhecimento deve ser construido de forma cooperativa, o professor deve questionar o aluno, estimular ele para interagir, fazê-lo compreender e pensar para que o ensino seja de qualidade.

Dúvidas temporárias

Já é possível trabalhar com projetos virtuais de 1ª a 4ª série? Como?
O professor está preparado para atuar? Se não está como prepará-lo?
A escola está preparada para integrar as tecnologias na educação? Como deve ocorrer essa mudança?
Os alunos conseguirão dar conta desse novo processo de aprendizagem?
Essa são algumas dúvidas que surgem a respeito do desenvolvimento de projetos virtuais nas escolas.

Objetivos

Temos como objetivo buscar entender se é possível desenvolver projetos virtuais de 1ª a 4ª série. Através das entrevistas com professores e alunos iremos analisar o que eles pensam a respeito do trabalho com projetos virtuais. Queremos compreender se é possível desenvolver projetos virtuais com crianças, se for possível - como fazer este trabalho, e caso não seja analisaremos por quê.

Justificativa

Na sociedade em que vivemos é necessário pensarmos a educação na sua relação com as novas tecnologias, pensar as tecnologias para a educação.
Segundo a autora Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, que afirma: "Inserir-se na sociedade da informação não quer dizer apenas ter acesso a tecnologia de informação e comunicação (TIC), mas principalmente saber utilizar essa tecnologia para a busca e a seleção de informações que permitam a cada pessoa resolver os problemas do cotidiano, compreender o mundo e atuar na transformação de seu contexto. Assim, o uso da TIC com vistas á criação de uma rede de conhecimentos favorece a democratização do acesso á informação, troca de informações e experiências, a compreensão crítica da realidade e o desenvolvimento humano, social, cultural e educacional. Tudo isso poderá levar á criação de uma sociedade mais justa e igualitária." (ALMEIDA, pg.71)
Assim integrando a tecnologia na educação, trabalhando com projetos virtuais, as crianças estão livres para interagir, trocar idéias com o outro, onde se aprende com o outro. Com o uso da tecnologia, as crianças podem investigar aquilo que possuem curiosidade de conhecer, atuando no seu interesse, isso gera mais vontade de aprender. Trabalhar com projetos virtuais é dar á crianças a oportunidade de investigar aquilo que deseja conhecer, ela irá interagir, trocar idéias, e não só receber informaçõres do professor; o educador irá estimular, auxiliar, orientar para que a criança construa o conhecimento.