quinta-feira, 13 de novembro de 2008

Reflexão do texto "Avaliar na Cibercultura"


Sem dúvida as mudanças na educação e seus métodos de ensino e avaliação não continuarão os mesmos por muito tempo.
È necessário que se criem novos ambientes, que venham a se aproximar da realidade encontrada atualmente, onde as TICs estão cada vez mais adentrando os corredores e salas de aula das nossas escolas através dos múltiplos meios em que se apresentam. Precisamos urgentemente de ambientes de aprendizagem que substituam os de aprendizado, onde seja possível uma aprendizagem voltada a sanar dúvidas e curiosidades de determinados grupos ou alunos, que por sua vez possam buscar o conhecimento, realizando trocas e construíndo assim um novo paradigma para a educação, o de "construção do conhecimento", eliminando assim a era da "transmissão do conhecimento".
Assim sendo também as avaliações deverão deixar de ser como cita a autora "notas no boletim", é necessário que se prenda a tenção do aluno com assuntos de seu interesse e que se desperte nele a vontade e a curiosidade de "produzir", utilizando-se da idéia principal : "aluno como sujeito de aprendizagem, construíndo conhecimento como principal interessado nele".
Referência:RAMAL,Andrea Cecília."Avaliar na cibercultura"-Porto Alegre:Revista Pátio, Ed.Artmed,fevereiro2000.