quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entrevista

No dia 22/10/2008, foi feito uma entrevista numa Escola Municipal de Ensino com a professora da sala de informática denominada como EVAM - Espaço Virtual de Apredizagem e Multimídia.
1)Projetos virtuais de 1ª a 4ª série,é possível?
Luci:Sim. Por iniciar o processo de aprendizagem desde a 1ª série fica mais completo, aqui nesta escola iniciamos na educação infantil, mas este processo sempre junto com o professor de currículo para culminar o conhecimento.
2) O que ocorre quando se oferece diferentes situações para os alunos escolherem os materiais e as atividades que lhes interessem?
Luci:Os dois professores tem autonomia em refazer novos combiandos e por isso as atividades podem ser negociadas.
3)O aluno aprende?
Luci:Sim,desde a educação infatil com o desenvolvimento da cordenação motora, desenvolvimento do olhar, o fazer tarfeas com o colegas porque às vezes tem dividir o computador.
4)Como se pode garantir a aprendizagem de conteúdos?
Luci:A aprendizagem se dá atravéz do planejamento interdisciplinar entre o professor de sala de aula com o professor de informática referindo-se ao mesmo conteúdo.
5)São levantadas as dúvidas daquele momento,mas quais são as certezas que ficam?
Luci:Sim as dúvidas e certezas aparecem de acordo como procedeu a apredizagem em sala por ter um planejamento comum, por exemplo: em sala estão trabalhando sobre mapas e capitais, na sala de informática tem que continuar este mesmo trabalho, mas agora com pesquisa em relação ao mapa montando ele com capitais, rios, etc., ampliando o conhecimento .
Fica aqui o nosso agradecimento(Fátima, Tamires e Roberta) com a Professora da sala de informática e a Diretora da Escola.

Artigo Acadêmico

Como o tempo de uso do computador na escola é de uma vez por semana e
duração de cinqüenta minutos, o professor pode trabalhar a matéria em sala de aula
e utilizar o laboratório para efetivação do conteúdo através de atividades e
construção de trabalhos com os educandos.
O professor deve ser organizador da aprendizagem não apenas expositor de
conteúdos é pertinente a sua prática criar ambiente propício aos desafios que
pretende trabalhar, o uso do computador como ferramenta é um desafio, com
certeza o professor irá trabalhar muito, mas o desenvolvimento do educando é
eficaz.
Incentivar o educando a descobrir meios para melhor assimilação dos conteúdos,
mais motivado ele ficará para adquirir novos saberes (LIBÂNEO, 1994). Atividades
que envolvem o uso das tecnologias facilitam o aprendizado, possibilita o trabalho
inter e multidisciplinar. “Nesta fase ocorre a instrução interdisciplinar, multidisciplinar
e transdisciplinar baseada em projetos (TAJRA, 2007, p. 159).
O uso da internet possibilita a comunicação em tempo real em todo o planeta,
acesso de conteúdos para trabalhar em sala de aula, enfatizando que o aluno deve
ser preparado para selecionar informações. Esse trabalho é de responsabilidade do
professor, ele precisa estar atendo aos conteúdos acessados pelos alunos.
Utilizar a internet de maneira inteligente rende muitos benefícios culturais, hoje é
possível conhecer museus sem sair da sala de aula, alunos participam de jogos
educativos virtuais, proporcionando de forma lúdica e significativa o aprendizado.
As escolas que não têm acesso a internet podem utilizar o computador como
ferramenta para editar trabalhos. Alunos e professores pesquisam na biblioteca,
após selecionar o conteúdo organiza e imprime o trabalho.
Programas educativos, como tutoriais, proporcionam ao aluno atividades em
animação gráfica. Trabalhar conteúdo de multiplicação e divisão oferece ao aluno e visualização concreta de todo o processo (VALENTE, 1999).
O professor pode fazer uso de programas de exercitação, ele explica o conteúdo em
sala de aula, esclarece dúvidas e na aula no laboratório de informática utiliza
programas com atividades interativas sobre o conteúdo trabalhado “A utilização de
um software está diretamente relacionada à capacidade de percepção do professor
em relacionar a tecnologia à sua proposta educacional” (TAJRA, 2007, p.75).
O jogo utilizado durante a aula proporciona ao educando a descoberta deestratégias para resolver as questões apresentadas.

O presente texto está inserido na Monografia: "Informática como Ferramenta Pedagógica nas Séries Iniciais", de Quezia Guilhermina Dias dos Santos, Instituto de Educação e Cultura Ulisses Boyd, Vitória, 2008.

domingo, 19 de outubro de 2008

Texto Projetos de Aprendizagem no Contexto da Web 2.0


Este texto nos remete a pensar nas diferenças existentes entre Web 1.0 como cultura de ensino e a Web 2.0, como cultura de aprendizagem. A definição confere a cada uma das tecnologias sua principal função, mas nos traz a reflexão de que respectivamente a maior diferença é a disponibilização de informação pela primeira, e a possibilidade de aprenndizado e construção do conhecimento individual e coletivo com a segunda.

Uma metodologia desafiadora para professores e aprendizes, onde o professor torna-se mediador entre a informação e o sujeito que poderá ou não transformá-la em conhecimento. Permite principalmente a participação coletiva na construção e apropriação do conhecimento.
Nos remete a realidade deste PA, que através das ferramentas da Web 2.0, nos possibilita o conhecimento das mesmas reconhecendo a produção do conhecimento com elas.