quinta-feira, 6 de novembro de 2008

Reflexão do texto "AVALIAR NA CIBERCULTURA"


O conceito de cibercultura está associado ao de sociedade da informação ou do conhecimento. Porém, deve-se estar atento para que a propriedade da informação não interrompa o processo de comunicação ao invés de impulsioná-lo. A cibercultura e o ciberespaço exigem a inclusão efetiva do indivíduo no processo de construção do conhecimento.
Sendo assim, cibercultura abrange toda uma gama de fenômenos que ocorre com a utilização das tecnologias da informação e comunicação. A característica marcante nessa cultura é a cooperação, percebida mediante o compartilhamento de arquivos (músicas, filmes, fotos), fóruns de discussão, comunidades virtuais, entre outros. As relações que ocorrem no ambiente de trocas de experiências favorecem a diluição das linhas de separação entre emissor e receptor da mensagem. A construção do conhecimento passa a ser coletiva, mesmo estando o indivíduo a quilômetros de distância do outro, sem tempo nem lugar definido.
Para avaliar a cibercultura requer uma certa competência e sensibilidade por parte do professor para não cometer injustiça, pois os professores tem que preparado do ponto de vista do conhecimento em todos os aspectos, vai trazer sérios danos para a vida dos seus discentes.Uma criança mau formada irá ser um adulto deformado. A avaliação na cibercultura requer um conhecimento profundo de todos os campos do saber, por parte do professor, capacidade de articular,comunicar-se, envolver e motivar.Além de exigir capacidade de articular os vários saberes. O trabalho com projetos nas escolas, como uma das melhores formas de utilizar as tecnologias enquanto ferramenta da comunicação e da pesquisa.Esta terá que ser algo inevitável para satisfazer a curiosidade despertada.O trabalho com projetos com várias disciplinas, contribui para a produção e divulgação do conhecimento cientifico pesquisado , reconstruído uma escola.
Referência:RAMAL,Andrea Cecília."Avaliar na cibercultura"-Porto Alegre:Revista Pátio, Ed.Artmed,fevereiro2000.

quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Relações entre o texto: Avaliar na cibercultura e meu processo enquanto sujeito de uma metodologia de projetos de aprendizagem


Em função das mudanças que as tecnologias causam na sociedade, o ensino, a escola devem ser modoficados. É preciso ter diferentes maneiras de ensinar, aprender, organizar a escola e também avaliar. Os alunos devem ser reunidos por interesses, a construção precisa ser coletiva, e também os alunos necessitam estar aptos para conseguir as informações e assimilá-las, devem estar prontos para aprender sempre conscientes e críticos, dialoguem de forma cooperativa, sejam criativos para sua vida pessoal, social e política.

O educador deverá acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno, não só o resultado a que ele chegou, mas sim todo o percurso seguido pelo aluno nos diz mais, a maneira que ele construiu esse conhecimento, como articulou os saberes.

A avaliação não será mais a mesma para todos, deverá ser uma verificação das condições para encontrar informações necessárias para sua pesquisa em sites, livros, jornais e tv, selecionar o que é importante e utilizar para gerar novos conhecimentos. É preciso trabalhar a partir do interesse do aluno, com projetos, onde tem grupos, projetos comuns, tendo uma aprendizagem cooperativa, se adquire outras idéias dos indivíduos, constrói o conhecimento com o outro, a partir do que o outro também pensa. O currículo na rede deve funcionar de forma que a construção dos saberes seja constante, diferentes conteúdos de modo multidisciplinar e com diversas conexões. O professor deve ter estratégias para ajudar o aluno a definir passos e dimensões de pesquisa, deverá detectar acertos e deficiências e ajudar o aluno a aprender de outras formas. Aprender será desenvolver competências, habilidades, procedimentos, visões de mundo, postura de vida e trabalho. É preciso que o aluno busca e constua o conhecimento por pesquisas pessoais e coletivas, com objetivos e temas voltados para a vida, ensinando por projetos pode-se ter uma aprendizagem significativa com socialização e cooperação.

É preciso ter uma escola onde estudar é interessante, pesquisar para satisfazer a curiosidade, aprender seja algo para aprimorar e por o conhecimento a serviço dos outros.

No meu processo enquanto sujeito de uma metodologia de projetos de aprendizagem, através da internet estou trocando informações com meus colegas e assim construindo saberes, procurando artigos na internet, selecionando o melhor das informações que encontro disponível, busco compreender e assimilar o importante e postando no blog para compartilhar o conhecimento. Através dessas interações estou me preparando para futuramente por meu conhecimento a serviço dos outros. Avaliando o outro grupo vejo como está sendo a construção deles, se estão seguindo o planejamento e postando comentários nos blogs ajudo os outros grupos a melhorarem seu trabalho, ver o que está faltando, estou dando minhas idéias.


Referência: RAMAL, Andréa Cecilia. "Avaliar na cibercultura." Porto Alegre, Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.