Problema : Projetos virtuais de 1ª a 4ª séries, são possíveis ?
Por meio deste projeto foi possível perceber que “projetos virtuais”: é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que gira em torno de uma problemática em um ambiente virtual, onde se pode interagir com os outros e com o meio, trocando idéias, utilizando diversas fontes de pesquisa, possibilitando através desta interação, a produção do conhecimento.
Constatamos que é possível desenvolver projetos virtuais de 1ª a 4ª série, para isso é necessário ter tecnologia na escola, computadores, internet, professores qualificados que atuem como mediadores, sejam questionadores, problematizadores, saibam como orientar os alunos para que a aprendizagem ocorra.O professor deve organizar a aprendizagem, ter um planejamento de como irá atuar. Os alunos devem ter uma postura questionadora, ser ativos. O professor precisa motivar o aluno, despertar a curiosidade nele para que ele interaja com o computador, com os outros e com o meio.
A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, podemos integrar as diversas tecnologias existentes no currículo realizando projetos que partam do interesse dos alunos, eles podem interagir trocando idéias, fazendo pesquisas, apresentando trabalhos em slides, etc. Também é interessante utilizar jogos educativos, desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam e complementam a aula de forma lúdica. O educador deve escolher sites apropriados para os alunos realizarem as pesquisas e encontrarem o que desejam.
Podemos utilizar a tecnologia para um aprendizado de qualidade, mas para isso é necessário ter diálogo, interação, onde o professor problematize, atue como um mediador, problematizador, é necessário ter cooperação, troca de idéias para se adquirir um aprendizado de qualidade. A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, ensinar a criança à “mexer” em programas é um desperdício.
As certezas provisórias continuam as mesmas, confirmadas... É possível trabalhar com projetos virtuais inseridos no currículo escolar, porém os projetos devem partir do interesse do aluno e deve-se respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, professores devem ser capacitados para serem mediadores entre informação e sujeito da aprendizagem.
Os resultados positivos que estes projetos podem provocar na aprendizagem são: ter um aluno ativo, responsável, maior troca de informações, conhecimento, um aprendizado mais amplo.
Acreditamos que o currículo escolar ainda não abrange este aprendizado, pois existe apenas transmissão de informações, do professor para o aluno. Um professor que não tem qualificação e vontade de mediar este aprendizado não está preparado para atuar como mediador – não sabe como fazer o uso da tecnologia e como auxiliar o aluno.
Constatamos também que o índice de professores preparados para atuar neste sentido da produção de conhecimento é muito baixo. Professores que estão tentando desenvolver projetos utilizando a tecnologia acreditam que ainda não estão suficientemente preparados, há dificuldades pela falta de equipamentos, superlotação das salas, impossibilitando um acompanhamento mais individualizado, e falta de domínio dos conteúdos que se renovam em ritmo acelerado e de difícil acompanhamento.