quinta-feira, 18 de dezembro de 2008

Minhas Considerações



Fazer este projeto foi um desafio prazeroso, onde me encontrei no processo de aprendizagem desta disciplina. Ir em busca do meu próprio conhecimento desenvolvi um método de estudo, que me fez eu me tomar outros tipo de aprendizagem. Como ler mais para entender sobre os textos. Outro desafio foi como deve ser disciplina a distância será que é uma "matação"? Lógico que não porque tu tens que se dedicar muito mais e ser objetiva nos chats , então só com a leitura dos textos que faz tu chegar no objetividade, não tem como tu questionar o professor sem a leitura, a escrita do diário também é importante faz com que tu escrevas tudo que foi importante das leituras.
Agora mais para o final me senti um pouco só, pois o pessoal não estava mais tão presente nos chats. Meu grupo de trabalho foi muito bom e importante pois tanta a Fátima quanto a Tamires foram muito parceiras no desenvolvimento do blog. Estou me tornando um pouco chata em relação ao blog, pois estou disseminando para todos os meus amigos para ter blog e fazer cadeira a distância. Posso até dizer que ao fazer está disiplina farei meu mestrado em relação ao uso das tecnologias digitais. Foram cinco meses muito bons no sentindo acadêmico quanto pessoal. Valeu ELIANE,DAIANE E SANDRA!!!!!!!!

quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Considerações sobre o projeto


Conforme comentei em algus diários, inicialmente este PA parece complicado e causa uma certa confusão, pois é algo novo, que propõe uma metodologia nova, e todos sabemos que o "novo" sempre causa reação, e, na maioria das vezes, a reação inicial é negativa. Porém com o passar do tempo, pude perceber que a proposta da construção do conhecimento conjunto, e da busca por novos conhecimentos individuais, se torna muito atrativa e principalmente, produtiva.

Foi possível buscar e dividir informações traçando assim uma linha de raciocínio em torno do tema escolhido e perceber, principalmente através da pesquisa, que as coisas são possíveis na medida que são almejadas, e que por vezes falta tão pouco para que projetos bons sejam colocados em prática e rendam bons frutos.
E por fim, foi possível perceber que a especialização do professor é imprescindível em cada área do conhecimento, porém para que se utilize as tecnologias correlacionadas com o currículo, é necessário algo mais : a vontade e a dedicação dos prefessores, com certeza fará toda a diferença.

Minhas considerações sobre o projeto

No início do PA fiquei um pouco confusa, assustada, pois não sabia como seria esta disciplina, os fóruns, chats, construir o blog me deixou mais confusa. Quando começei a desenvolver este projeto senti curiosidade em conhecer mais o assunto; foi pesquisando, discutindo com as colegas que adquiri mais conhecimento. Hoje vejo que é muito importante e interessante o professor desenvolver projetos virtuais com seus alunos. Ao desenvolver este projeto percebi a importância que tem a interação, vendo também as idéias que as colegas postaram no blog e comentando as idéias delas percebi o quanto se podia aprender a partir das idéias dos outros. Com desenvolvimento deste projeto que foi construído no blog consegui sentir o quanto é interessante se construir um trabalho em conjunto, compartilhando idéias, onde se pode aprender com o outro. Foi legal compartilhar as idéias com as colegas e buscar o conhecimento. Vejo que é este tipo de aluno que a escola deve preparar, que busca o conhecimento, compartilhe suas idéias com os outros, que dialogue, seja ativo, para isso temos que ter um educador qualificado assim sendo possível se buscar outros meios de ensinar, integrando a tecnologia na educação, e preparando o aluno para a vida em sociedade.
Agora no final do semestre vejo que foi tão legal, divertido, uma experiência muito interessante construir este blog, foi uma oportunidade de realizar um trabalho diferente, gostei muito.

terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Considerações finais sobre nosso Projeto de Aprendizagem

Problema : Projetos virtuais de 1ª a 4ª séries, são possíveis ?

Por meio deste projeto foi possível perceber que “projetos virtuais”: é o desenvolvimento de um projeto de pesquisa que gira em torno de uma problemática em um ambiente virtual, onde se pode interagir com os outros e com o meio, trocando idéias, utilizando diversas fontes de pesquisa, possibilitando através desta interação, a produção do conhecimento.
Constatamos que é possível desenvolver projetos virtuais de 1ª a 4ª série, para isso é necessário ter tecnologia na escola, computadores, internet, professores qualificados que atuem como mediadores, sejam questionadores, problematizadores, saibam como orientar os alunos para que a aprendizagem ocorra.O professor deve organizar a aprendizagem, ter um planejamento de como irá atuar. Os alunos devem ter uma postura questionadora, ser ativos. O professor precisa motivar o aluno, despertar a curiosidade nele para que ele interaja com o computador, com os outros e com o meio.
A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, podemos integrar as diversas tecnologias existentes no currículo realizando projetos que partam do interesse dos alunos, eles podem interagir trocando idéias, fazendo pesquisas, apresentando trabalhos em slides, etc. Também é interessante utilizar jogos educativos, desafios propostos pelos softwares e jogos virtuais estimulam e complementam a aula de forma lúdica. O educador deve escolher sites apropriados para os alunos realizarem as pesquisas e encontrarem o que desejam.
Podemos utilizar a tecnologia para um aprendizado de qualidade, mas para isso é necessário ter diálogo, interação, onde o professor problematize, atue como um mediador, problematizador, é necessário ter cooperação, troca de idéias para se adquirir um aprendizado de qualidade. A tecnologia deve ser utilizada para apresentar e aprofundar conteúdos curriculares, ensinar a criança à “mexer” em programas é um desperdício.
As certezas provisórias continuam as mesmas, confirmadas... É possível trabalhar com projetos virtuais inseridos no currículo escolar, porém os projetos devem partir do interesse do aluno e deve-se respeitar o ritmo de aprendizagem de cada aluno, professores devem ser capacitados para serem mediadores entre informação e sujeito da aprendizagem.
Os resultados positivos que estes projetos podem provocar na aprendizagem são: ter um aluno ativo, responsável, maior troca de informações, conhecimento, um aprendizado mais amplo.
Acreditamos que o currículo escolar ainda não abrange este aprendizado, pois existe apenas transmissão de informações, do professor para o aluno. Um professor que não tem qualificação e vontade de mediar este aprendizado não está preparado para atuar como mediador – não sabe como fazer o uso da tecnologia e como auxiliar o aluno.
Constatamos também que o índice de professores preparados para atuar neste sentido da produção de conhecimento é muito baixo. Professores que estão tentando desenvolver projetos utilizando a tecnologia acreditam que ainda não estão suficientemente preparados, há dificuldades pela falta de equipamentos, superlotação das salas, impossibilitando um acompanhamento mais individualizado, e falta de domínio dos conteúdos que se renovam em ritmo acelerado e de difícil acompanhamento.