quinta-feira, 27 de novembro de 2008

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Artigo acadêmico

Contribuição do método de projetos para a inclusão das tecnologias da informação na escola

Conforme afirmam os autores, as situações mais favoráveis para a construção do conhecimento são aquelas em que o aluno participa do planejamento das atividades, tendo os objetivos estabelecidos. Quanto mais o aluno se envolver com o processo de aprendizagem , com objetivos de seu conhecimento, maior as possibilidades de ter uma aprendizagem significativa.
Também segundo os autores a tecnologia sozinha representa muito pouco para a educação, da mesma forma que as informações, por si só carece de significado ou utilidade. A informação para ser util deve suprir processos mentais de entendimento, compreesão, análise, decisão, criação, solução de problemas, e levar ações concretas decorrentes do valor e do contexto da informação. Há necessidade de investir no fator humano, significando tal investimento no desenvolvimento do professor, capacitando-o para a concepção de novos ambientes de aprendizagem, onde o acesso e o uso das informações ocorram de forma transparente e integrada a contextos curriculares organizados com uso das tecnologias da informação.
Por meio de uma metodologia de projetos pode-se introduzir e incorporar as tecnologias de informação no ambiente escolar. As atividades desenvolvidas dentro de uma metodologia de projetos é uma realização concreta, modifica a relação entre professor e aluno, é uma nova abordagem de saberes, é feito no coletivo. A realização de projetos tem como objetivo a melhoria do desempenho do sistema educacional com o uso dos recursos tecnológicos.
Referências Bibliográficas
BARBOSA, Eduardo Fernandes; MOURA, Dácio Guimarães de; NAGEM, Ronaldo Luiz. Contribuição do Método de Projetos para a Inclusão das Tecnologias da Informação na Escola. Artigo publicado na Revista Brasileira de Tecnologia Educacional, Ano XXX, No. 156, P.40 - 54.