Os softwares educativos que se diz ser interativos, tem interatividade "reativa" e não "mútua", apenas os chamam de interativos. Interação, palavra usada em várias áreas do conhecimento, mantém a idéia de influência mútua, enquanto interatividade especifica algum tipo singular de interação, permitindo ao usuário a liberdade de participar da intervenção. Os sistemas interativos dão autonomia ao usuário, já o reativo tem determinado as escolhas que o usuário pode fazer.
A interação mútua é um sistema aberto, em forma de um todo, que se modifica, há trocas, onde tem evolução, o desenvolvimento se da por agentes inteligêntes, os resultados das interações são alcançadas de diferentes formas. Os sistemas reativos são fechados, onde o reagente tem pouca ou nenhuma condição de alterar o agente, não há trocas com o ambiente, sistema não evolui.
Um software educativo é um sistema aberto de interações mútuas onde se pode abordar conteúdos de modo relacional e integrado. Os conteúdos não podem ser tratados de modo fragmentado, com um sistema fechado, onde um conteúdo não interfere no outro, mas sim de modo com o sistema aberto, são interdependentes, interferindo um no outro durante a construção do conhecimento. Uma boa interface deve possibilitar, facilidade de movimentar pelo programa, facilidade para acessar conteúdos, autonomia na navegação, uso de recursos multimídia.
Para um software educativo ser interativo, ter interatividade mútua é preciso que ele seja estruturado em forma de hipertexto, apresente uma visão aberta dos conteúdos, abordando de forma relacional e integrada ao mundo do indivíduo dando assim sentido ao conhecimento e noção de um todo. O fluxo das informações deve ser dinâmico, o usuário pode agir criativamente frente a uma situação do programa, tendo autonomia. Boas interfaces é necessário aos softwares educativos. É necessário que profissionais da área da informática e da educação atuem juntos para as possibilidades de interface sejam exploradas. Um software educativo deve ter características de acordo com o novo paradigma da comunicação.
A educação está impregnada no pensamento newtoniano-cartesiano, e nas últimas décadas sente-se a necessidade de superar a reprodução do conhecimento, buscando novas fontes de investigação tanto na literatura como na rede informatizada. É preciso exigir conexões, parcerias, trabalho conjunto e inter-relações, assim a tecnologia tornando-se um bem estar. A educação tecnológica deve ter uma formação para a cidadania, de como viver em sociedade, formando um cidadão responsável e ético para enfrentar os novos impactos tecnológicos.
Os professores devem saber das necessidades que os alunos irão enfrentar no futuro em suas vidas e profissão, assim possibilitando a eles um espaço aberto de diálogo, curiosidade de buscar o novo, pesquisador, tornar-se autonomo e produtivo. O professor deve ser um investigador, crítico, reflexivo, criativo, articulador e parceiro de seus alunos no processo de aprendizagem, auxiliando o aluno de como aprender, de que forma ele deve construir a aprendizagem.
O aluno deve ser criativo, crítico, pesquisador e assim produzir seu conhecimento. Professores e alunos devem juntos produzir um conhecimento significativo. A escola deve oferecer situações em que os alunos se responsabilizam por uma aprendizagem solidária. Num universo de informação os alunos devem utilizar a tecnologia para resolver problemas, processos interativos de comunicação, colaboração e criatividade são importantes. A aprendizagem deve ser significativa, desafiadora, mobilizando os alunos para discutir. Os professores em sua prática docente devem usar recursos como computadores e a rede de informação de maneira criativa, dinâmica, dialógica, tendo descobertas.
O paradigma emergente busca superar a reprodução do conhecimento, e assim criar a produção do conhecimento. O paradigma tendo a visão do todo, o aluno deve ser produtor do seu próprio conhecimento, competente, agir, ter curiosidade, crítico e questionador. O professor deve ter metodologias que contemplam o paradigma emergente, levantando situações-problemas, produções individuais e em grupos, discussões críticas e reflexivas, tendo uma aprendizagem coletiva. Deve ter ensino por pesquisas, buscando o conhecimento, investigando, com autonomia, alunos e professores devem produzir o conhecimento.
Para uma boa prática pedagógica é preciso usar a tecnologia inovadora, computador, rede de informações, o educador deve usar diversas metodologias, ensino e aprendizagem por projetos, através dos projetos pode-se analisar, refletir e criar uma prática pedagógia, tendo uma aprendizagem coletiva com uma tecnologia interativa possibilitando uma vivência diferente para os alunos.
A partir das leituras foi possível notar que é preciso abandonar o paradigma conservador, onde tem transmissão de conteúdos, e seguir o paradigma emergente que busca uma aprendizagem ativa, através de diálogo, práticas diferentes, assim utilizando as tecnologias para ter um ensino diferencial, onde o aluno deve ser crítico, questionador, o professor parceiro dos alunos. Um software educativo deve ter interatividade mútua e em forma de hipertexto, assim podendo ter evolução do conhecimento. Trabalhando através de projetos e utilizando a tecnologia interativa onde o aluno pode buscar o que deseja, realizar interações pode-se ter um bom ensino e diferente.
Referências Bibliográficas
AIRES, Joanez A. ;ERN, Edel. Os softwares educativos são interativos. Informática na educação: Teoria e Prática, Porto Alegre: UFRGS, Faculdade de educação, Pós Graduação em informática na educação.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: ALMEIDA, Maria Elizageth Bianconcini; MORAN, José Manuel (org). Integração das tecnologias na educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da educação, Seed, 2005.