quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Textos 7 e 8 - minhas considerações e relações entre os textos

A partir do texto 7 , posso destacar que os weblogs - tecnologia para a publicação na internet, são páginas dinâmicas, criáveis e editáveis, que é disponibilizado na rede. Através dos weblogs pode-se construir de forma cooperativa o comhecimento, ficam registradas as informações, os percursos. Os weblogs em projetos educacionais facilita o diálogo, e a expressão entre os participantes do grupo, professores e alunos podem atuar juntos na construção do conhecimento.
Refletindo sobre o texto 8 posso notar que a tecnologia de informação e comunicação está em nosso cotidiano, mas é preciso saber utilizá-la para buscar informações, resolver problemas, compreeder o mundo. Com os TIC, tendo em vista a criação de uma rede de conhecimentos pode-se ter acesso a informação, trocar informações e experiências, assim compreendendo a realidade, desenvolvimento humano, cultural, educacional e social. Com os TIC e a internet é possível navegar, ser comunicativo e criativo. Assim aprender é descobrir significados, criar novas idéias, novos questionamentos, ajudando um ao outro, numa rede de colaboração, onde todos aprendem juntos, é preciso refletir, planejar, estabelecer conexões, desenvolver ações. Pelos TIC pode-se navegar entre informações e fazer ligação com conhecimentos, comunicando-se com o outro para compreender o pensamento dele, assim a educação é um sistema aberto. Nas redes de conhecimento há interação e colaboração, alunos e professores, podem ter trocas individuais e em grupos, onde os membros atuam juntos. O professor deve ajudar o aluno a aprender, aprendizagem deve ser significativa, é preciso motivar o aluno para agir, investigar, problematizar, refletir individualmente e com seu grupo. Com os TIC se tem um ambiente de reflexões, ligando pensamentos, e a avaliação é constante. O professor que atua com os TIC deve ter métodos ativos para a aprendizagem, habilidade para dominar a tecnologia e conhecimento das práticas pedagógicas, para que ele possa transformar aquilo que sabe da prática. Ele também deve ajudar o aluno para que consiga construir o conhecimento, é necessário ter um ambiente com participação, comunicação, troca de idéias entre alunos, para construir novos conhecimentos assim compreedendo o mundo e atuando de forma crítica. O educador deve facilitar, incentivar, desafiar, investigar, ser parceiro dos alunos, para que eles constroem o conhecimento, pela navegação, comunicação, exploração.
Refletindo sobre os textos lidos é possível perceber que os weblogs, páginas que estão na rede, criáveis e editáveis possibilita essa troca de informações, onde os alunos podem construir juntos o conhecimento. A partir deles pode-se atuar no virtual podendo desenvolver o processo de aprendizagem, alunos e professores constroem juntos o conhecimento. Criando redes de conhecimento se tem acesso a informação e fica fácil trocar informações, assim aprendendo com o outro, trocando experiências, os weblogs possibilita construir o conhecimento junto com o outro pois fica fácil ver as idéias do outro na rede, trocando informações e assim aprendendo muito mais.

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Legal Tamires!

Conseguimos perceber que com os weblogs estas redes de conhecimento se formam né? E que o professor ajuda a construir os nós destas redes, fazendo a ponte entre o conhecimento e entre os grupos.

Falando nisso... você já deu uma passadinha nos blogs das colegas? ;)

Tamires disse...

Sim, com os weblogs as redes de conhecimento se formam pois é possível trocar idéias e assim se aprende com o outro, não se fica só com suas idéias, se compartilha e constrói o conhecimento com o colega.