quarta-feira, 1 de outubro de 2008

Textos Lidos (o fenômeno dos weblogs+tecnologia na escola)

O texto nº7 " O Fenômeno dos Weblogs:as possibilidades trazidas por uma tecnologia de publicação na internet de Suzana de Souza Gututierrez, nos remete a pensar:
Nos últimos tempos existe um considerado aumento em relação as weblogs. O weblog, faz com que as tuas produções de textos, artigos, mapas, desenhos e etc, estejam postado on-line e cada vez que voce produz mais idéias vão aparecendo, o domínio é rápido das ferramentas, basta tu se interessar. Podemos dizer que a weblog é muito pessoal ou coletivo porque voce pode fazer seus trabalhos e pesquisas, ter suas idéias divulgadas ou do grupo no qual esta produzindo e isto, faz com que os usuários de weblog se remete a se sentir um "jornalista" pelas suas publicações, fica mais real quando existem comentários sobre o que foi produzido. No processo de aprendizagem entre professor e aluno o weblog constrói e desenvolve conhecimentos adquiridos pela parceria entre ambos sem perder as idéias próprias e nem o papel de cada um na educação.



O texto nº8 "Tecnologia na escola: criação de redes de conhecimentos" de Maria Elizabeth Bianconcini de Almeida, traz dados importantes para nossa formação:
Os dados do IBGE são contraditórios, no que se refere ao analfabetismo. O texto faz um paralelo de como é importante e necessário no processo de aprendizagem na escola, o uso da tecnologia de informação e comunicação (TIC), no qual é retratada, a visão do professor com o uso do computador como um aliado no processo de aprendizagem. Esta atitude faz com que o desenvolvimento inicia-se individual e passa a ser um grupo, com este processo de aprendizagem o grupo junto ao professor estabelece laços de conhecimento e de coletividade em que todos sabe o seu papel.
O papel do professor neste caso não é só um transmissor de conhecimento, mas sim um construtor do processo de aprendizagem. A criação destes ambientes, faz com que o desenvolvimento do contexto de aprendizagem seja sempre avaliado, pois existe uma interdisciplinalidade de conteúdos a serem trabalhados. O professor que se enxerga nestas redes de conhecimentos, acaba associando domínio de tecnologia com as práticas pedagógicas. A razão disto é para que o aluno consiga chegar num processo de aprendizagem de acordo com o contexto da sociedade.
A escola deve refletir sobre a criação de redes de conhecimentos, não como um passa tempo ou recreação, mas como um processo de aprendizagem interdisciplinar, estabelecendo objetivos pedagógicos para que as atividades não percam o foco do aprender.

Um paralelo entre os textos: posso dizer que ambos tratam da importância do virtual no desenvolvimento no processo de aprendizagem na área da educação, que os professores e os alunos podem sim construir juntos sim redes de conhecimentos sem perder os padrões pré-estabelecidos na nossa sociedade comteporânea. Roberta Cardoso.

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Adorei o texto com imagens Roberta! Quebra um pouco da linearidade que estamos acostumados né? Importantes reflexões, parabéns.

Quanto as redes de conhecimento, a internet potencializa estas redes, facilita, pois elas ficam disponíveis 24horas.. mas não necessariamente necessitam da tecnologia para acontecer!

Mas o legal da tecnologia é isto, o quanto amplia nossas possibilidades.. por isso é tão importante o professor se apropriar.. o que você acha?

Robertinha disse...

Sim, Daiana é muito importante o professor se apropriar da tecnologia e de um tudo não tendo medo e sim tendo a curiosidade em aprender algo novo esta aberto as redes de conhecimento,porque mais medo que sinta os alunos exigiram dele isto.Não que não podemos viver sem a tecnologia mais, mas faz parte do mundo de hoje e não adianta lutar contra.