quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Comentário do Texto "Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente"


O texto de Marilda Aparecida Behrens nos relata o processo de mudança que a sociedade vem sofrendo nas últimas décadas. A revolução tecnológica, que traz contribuições significativas para a humanidade, trazendo os acontecimentos globalizados para mais perto da nossa sociedade. As tecnologias na escola faz que mudanças sejam feitas pelos seus professores e gestores a maneira como é conduzida este processo. Por outro lado professores e alunos precisam precisam aprender este novo relacionamento de aprendizagem. A aprendizagem colaborativa com tecnologia interativa quando o professor passa ser um transmissor os alunos apenas em memorizar e assim passam uma aprendizagem competitiva e individualista. Aprendizagem colaborativa num paradigma pedagógico emergente tem como visão de de totalidade e o desafio de superação na produção do conhecimento. Os ambientes educativos é o grande foco. A metodologia de aprendizagem é baseada nas competências e nas habilidades que o professor quer desenvolver com seus alunos. Aprendizagem colaborativa num paradigma emergente baseada em projetos o método como base fundamental num ensino e aprendizagem por projetos. Fazendo que os professores criem sua própria prática pedagógica, sem ter uma preparação bem maior nesta "aprendizagem", pois os alunos estão habituados da maneira conservadora de aprender. Concluo que este último maneira de aprender é mais certo para o nosso contexto em que vivemos hoje na era da informática que os contecimentos esta globalizado.
BEHRENS, Marilda Aparecida. Tecnologia interativa a serviço da aprendizagem colaborativa num paradigma emergente. In: ALMEIDA, Maria Elizageth Bianconcini; MORAN, José Manuel (org). Integração das tecnologias na educação: Salto para o futuro. Brasília: Ministério da educação, Seed, 2005.


Nenhum comentário: