quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Relações entre o texto: Avaliar na cibercultura e meu processo enquanto sujeito de uma metodologia de projetos de aprendizagem


Em função das mudanças que as tecnologias causam na sociedade, o ensino, a escola devem ser modoficados. É preciso ter diferentes maneiras de ensinar, aprender, organizar a escola e também avaliar. Os alunos devem ser reunidos por interesses, a construção precisa ser coletiva, e também os alunos necessitam estar aptos para conseguir as informações e assimilá-las, devem estar prontos para aprender sempre conscientes e críticos, dialoguem de forma cooperativa, sejam criativos para sua vida pessoal, social e política.

O educador deverá acompanhar o processo de construção do conhecimento do aluno, não só o resultado a que ele chegou, mas sim todo o percurso seguido pelo aluno nos diz mais, a maneira que ele construiu esse conhecimento, como articulou os saberes.

A avaliação não será mais a mesma para todos, deverá ser uma verificação das condições para encontrar informações necessárias para sua pesquisa em sites, livros, jornais e tv, selecionar o que é importante e utilizar para gerar novos conhecimentos. É preciso trabalhar a partir do interesse do aluno, com projetos, onde tem grupos, projetos comuns, tendo uma aprendizagem cooperativa, se adquire outras idéias dos indivíduos, constrói o conhecimento com o outro, a partir do que o outro também pensa. O currículo na rede deve funcionar de forma que a construção dos saberes seja constante, diferentes conteúdos de modo multidisciplinar e com diversas conexões. O professor deve ter estratégias para ajudar o aluno a definir passos e dimensões de pesquisa, deverá detectar acertos e deficiências e ajudar o aluno a aprender de outras formas. Aprender será desenvolver competências, habilidades, procedimentos, visões de mundo, postura de vida e trabalho. É preciso que o aluno busca e constua o conhecimento por pesquisas pessoais e coletivas, com objetivos e temas voltados para a vida, ensinando por projetos pode-se ter uma aprendizagem significativa com socialização e cooperação.

É preciso ter uma escola onde estudar é interessante, pesquisar para satisfazer a curiosidade, aprender seja algo para aprimorar e por o conhecimento a serviço dos outros.

No meu processo enquanto sujeito de uma metodologia de projetos de aprendizagem, através da internet estou trocando informações com meus colegas e assim construindo saberes, procurando artigos na internet, selecionando o melhor das informações que encontro disponível, busco compreender e assimilar o importante e postando no blog para compartilhar o conhecimento. Através dessas interações estou me preparando para futuramente por meu conhecimento a serviço dos outros. Avaliando o outro grupo vejo como está sendo a construção deles, se estão seguindo o planejamento e postando comentários nos blogs ajudo os outros grupos a melhorarem seu trabalho, ver o que está faltando, estou dando minhas idéias.


Referência: RAMAL, Andréa Cecilia. "Avaliar na cibercultura." Porto Alegre, Revista Pátio, Ed. Artmed, fevereiro 2000.

2 comentários:

Daiana Trein εїз disse...

Além de satisfazer a curiosidade, penso como Freire, que a escola deve despertar esta curiosidade, e desenvolver a autonomia dos alunos..

o que você acha?

abraços

Tamires disse...

Com certeza a escola deve despertar a curiosidade dos alunos pois assim os alunos terão vontade de conhecer, aprender, terão iniciativa para ir atrás, buscar o conhecimento, se os alunos possuem curiosidade para conhecer determinado assunto, a aprendizagem será significativa para eles, estão aprendendo aquilo que desejam, que possuem curiosidade de conhecer.