quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Entrevista

No dia 22/10/2008, foi feito uma entrevista numa Escola Municipal de Ensino com a professora da sala de informática denominada como EVAM - Espaço Virtual de Apredizagem e Multimídia.
1)Projetos virtuais de 1ª a 4ª série,é possível?
Luci:Sim. Por iniciar o processo de aprendizagem desde a 1ª série fica mais completo, aqui nesta escola iniciamos na educação infantil, mas este processo sempre junto com o professor de currículo para culminar o conhecimento.
2) O que ocorre quando se oferece diferentes situações para os alunos escolherem os materiais e as atividades que lhes interessem?
Luci:Os dois professores tem autonomia em refazer novos combiandos e por isso as atividades podem ser negociadas.
3)O aluno aprende?
Luci:Sim,desde a educação infatil com o desenvolvimento da cordenação motora, desenvolvimento do olhar, o fazer tarfeas com o colegas porque às vezes tem dividir o computador.
4)Como se pode garantir a aprendizagem de conteúdos?
Luci:A aprendizagem se dá atravéz do planejamento interdisciplinar entre o professor de sala de aula com o professor de informática referindo-se ao mesmo conteúdo.
5)São levantadas as dúvidas daquele momento,mas quais são as certezas que ficam?
Luci:Sim as dúvidas e certezas aparecem de acordo como procedeu a apredizagem em sala por ter um planejamento comum, por exemplo: em sala estão trabalhando sobre mapas e capitais, na sala de informática tem que continuar este mesmo trabalho, mas agora com pesquisa em relação ao mapa montando ele com capitais, rios, etc., ampliando o conhecimento .
Fica aqui o nosso agradecimento(Fátima, Tamires e Roberta) com a Professora da sala de informática e a Diretora da Escola.

3 comentários:

Jaqueline disse...

Que bom quando podemos encontrar iniciativas de educação digital que estão dando certo.Com certeza é muito importante que o trabalho seja interdisciplinar não separando os conteúdos desenvolvidos em sala de aula das atividades ralizadas no laboratório de informática. O projeto de vcs está muito interessante. Parabéns!

Anônimo disse...

Avaliação do grupo Projetos virtuais de 1ª a 4ª série

Considerando o tempo (curto) que o grupo teve para se apresentar.
Achamos bastante interessante o Projeto apresentado pelas colegas.Nota-se que a estruturação do assunto está bem consistente não só teoricamente mas também na parte prática investigativa da pesquisa.O grupo se expressou com clareza e deixou bastante visíveis os objete de planejamento/ pesquisa/ desenvolvimento. O grupo deixou clara a constatação que o professor ainda possui muita insegurança e falta de domínio para aliar tecnologia ao seu trabalho, pois o medo de enfrentar o novo limita principalmente o trabalho daqueles que estão acostumados aos métodos tradicionais.
O trabalho das meninas está muito interessante, esperamos conhecê-lo melhor e mais detalhadamente.
Louise, Márcia e Cheila

Anônimo disse...

As tecnologias digitais dentro da escola para uso dos alunos deve se libertar da forma tradicional de ensino-aprendizagem,ou seja, é eminentemente importante que a troca da ferramenta possibilite uma transformação metodologica. Sendo assim, acredito que o espaço tecnológico digital permite que o educando, pesquise encontre resultados, mas que não se satisfaça, pois pode ir além buscando fazer contraposições e comparativos. Contudo, para que as tecnologias digitais sejam um instrumento que faça diferença no ensino-apredizado, demanda que o professor se movimente de forma a ser o mediador, o facilitador desse espaço.