sábado, 18 de outubro de 2008

Pesquisa

A partir da primeira entrevista realizada com professor e alunos foi possível notar que o professor por não ter capacitação, não conhecer e nem dominar a tecnologia sente-se muito inseguro, tem medo e dúvidas para atuar e desenvolver um trabalho com seus alunos utilizando a tecnologia, assim evita algo diferente pela sua dificuldade e medo de conviver com o novo. Os alunos também sentem certa insegurança para trabalhar com projetos virtuais por não saberem como irá funcionar, estão acostumados a simplesmente copiar do quadro a matéria, ouvir as explicações do professor.
Também podemos destacar que muitas escolas não possuem computadores, internet, o que dificulta o trabalho. Percebemos que o professor não capacitado sente muita insegurança para desenvolver projetos virtuais e por isso é preciso ter profissionais capacitados para tornar possível o desenvolvimento de projetos virtuais. A escola deve ter acesso a internet, professor capacitado, um auxiliar para ajudar a orientar os alunos, enquanto o professor deve orientar os alunos de como interagir, motivá-lo, questionar ele a partir das informações que buscou para que ele compreenda, construa o conhecimento. A possibilidade de interagir no mundo com a tecnologia para as crianças é algo prazeroso pois é uma atividade diferente.
Conforme diz a teoria Construtivista - Sócio - Interacionista, o aluno é parte de um contexto social e deve ter iniciativa para questionar, descobrir e compreender o mundo a partir da interação com os demais. O professor é um mediador do processo de construção do conhecimento que se dá através de interações sociais. O computador passa a ser encarado também como um meio de comunicação e interação entre aprendizes e orientadores. A partir disso pode-se perceber que o aluno deve interagir com os outros, assim trocar idéias, informações, o professor deve questionar, problematizar e o computador é um meio que possibilita essa interação entre os alunos e o professor, e dessa forma trocando idéias com os outros se aprende mais do que só o professor transmitindo informações, e por isso através de projetos virtuais torna-se possível uma aprendizagem de qualidade.

Um comentário:

GICA disse...

Olá colega, ao ler sua pesquisa noto que ela vem bem ao encontro também das nossas percepções durante o desenvolver do nosso projeto de aprendizagem... Venha visitar nosso blog... Tecnologias na educação: um meio ou um fim? ABRAÇOS