quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Artigo Acadêmico

Como o tempo de uso do computador na escola é de uma vez por semana e
duração de cinqüenta minutos, o professor pode trabalhar a matéria em sala de aula
e utilizar o laboratório para efetivação do conteúdo através de atividades e
construção de trabalhos com os educandos.
O professor deve ser organizador da aprendizagem não apenas expositor de
conteúdos é pertinente a sua prática criar ambiente propício aos desafios que
pretende trabalhar, o uso do computador como ferramenta é um desafio, com
certeza o professor irá trabalhar muito, mas o desenvolvimento do educando é
eficaz.
Incentivar o educando a descobrir meios para melhor assimilação dos conteúdos,
mais motivado ele ficará para adquirir novos saberes (LIBÂNEO, 1994). Atividades
que envolvem o uso das tecnologias facilitam o aprendizado, possibilita o trabalho
inter e multidisciplinar. “Nesta fase ocorre a instrução interdisciplinar, multidisciplinar
e transdisciplinar baseada em projetos (TAJRA, 2007, p. 159).
O uso da internet possibilita a comunicação em tempo real em todo o planeta,
acesso de conteúdos para trabalhar em sala de aula, enfatizando que o aluno deve
ser preparado para selecionar informações. Esse trabalho é de responsabilidade do
professor, ele precisa estar atendo aos conteúdos acessados pelos alunos.
Utilizar a internet de maneira inteligente rende muitos benefícios culturais, hoje é
possível conhecer museus sem sair da sala de aula, alunos participam de jogos
educativos virtuais, proporcionando de forma lúdica e significativa o aprendizado.
As escolas que não têm acesso a internet podem utilizar o computador como
ferramenta para editar trabalhos. Alunos e professores pesquisam na biblioteca,
após selecionar o conteúdo organiza e imprime o trabalho.
Programas educativos, como tutoriais, proporcionam ao aluno atividades em
animação gráfica. Trabalhar conteúdo de multiplicação e divisão oferece ao aluno e visualização concreta de todo o processo (VALENTE, 1999).
O professor pode fazer uso de programas de exercitação, ele explica o conteúdo em
sala de aula, esclarece dúvidas e na aula no laboratório de informática utiliza
programas com atividades interativas sobre o conteúdo trabalhado “A utilização de
um software está diretamente relacionada à capacidade de percepção do professor
em relacionar a tecnologia à sua proposta educacional” (TAJRA, 2007, p.75).
O jogo utilizado durante a aula proporciona ao educando a descoberta deestratégias para resolver as questões apresentadas.

O presente texto está inserido na Monografia: "Informática como Ferramenta Pedagógica nas Séries Iniciais", de Quezia Guilhermina Dias dos Santos, Instituto de Educação e Cultura Ulisses Boyd, Vitória, 2008.

4 comentários:

Márcia Regina Becker disse...

colegas acho que esse texto nos traz uma reflexão.segundo ele os professores podem fazer uso da internet com os alunos mas desde que acompanhem os conteudos acessados.como isso vai acontecer.acho que usar a internet deve ter seu uso específico quanto aos sites e conteudos pertinentes,o prof. não pode levar os alunos até a sala de informática para simplesmente usar internet;tudo deve ter seu objetivo

Tamires disse...

Muito legal este artigo pois ele deixa claro como o professor deve atuar usando a tecnologia.

Quezia Guilhermina disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Quezia Guilhermina disse...

Sou autora da monografia "Informática como Ferramenta Pedagógica nas Séries Iniciais”, defendo o uso das novas tecnologias como ferramenta pedagógica. Este ano trabalhei com uma turma de 3ª série do ensino fundamental. Em matemática trabalhamos no laboratório de informática com jogos on-line, principalmente os de tabuada e divisão, este trabalho rendeu um desenvolvimento extraordinário para os alunos no momento de resolver situações problemas que envolviam estas operações. Em história e geografia trabalhamos com pesquisas sobre os grandes nomes da história. Google mapas e satélite. A temática discriminação e racismo, pesquisamos sobre os tipos de preconceito. Lemos artigos e realizamos a análise crítica, poemas e músicas sobre o tema. Textos que nos levassem a refletir e emitir opiniões. Em português e ciências foram as pesquisas de artigos científicos, jornais on-line. Nós temos um jornal on-line regional na qual exploramos as categorias dos mesmos, tipos de textos, autores, público alvo, entre outros. Com a rede mundial de computadores procurei desenvolver nos alunos a pesquisa, selecionar melhor as informações. Enfim tenho o laboratório de informática como um aliado do conhecimento, enfatizo a necessidade do planejamento, e que o conteúdo seja explorado em sala de aula, com construção de maketings, nós pesquisamos sobre os parques verdes de nossa cidade e a partir de informações coletadas na rede mundial de computadores, coletamos material reciclável e montamos as maketings. Recomendo á todos os professores para adquirirem conhecimento sobre as novas tecnologias e utiliza-las como ferramenta pedagógica.